Notícias

FfD3 sob o risco de colapso

Com a presença de milhares de pessoas de delegações de governos, do setor privado e da sociedade civil organizada, iniciou hoje pela manhã (13/07) a terceira Conferência Internacional do Financiamento para o Desenvolvimento (FfD3). O centro de convenções da União Africana em Addis Abeba ficou pequeno para conter tanta gente. O governo da Etiópia então resolveu criar uma outra camada de burocracia para o acesso ao local. Representantes da sociedade civil precisam conseguir um passe secundário para poder entrar na Conferência.

No entanto, essa dificuldade prática é apenas um detalhe na complexa negociação que continua a partir de hoje, já que o documento resultante de seis meses de negociação na ONU não está nem perto de chegar a um consenso. A possibilidade de que não haja acordo algum sobre o texto cresce a cada minuto e a cada discurso. Ontem, no domingo, na plenária da tarde do Fórum da Sociedade Civil, um dos co-facilitadores da FfD3, o embaixador Geir Pedersen da Noruega, ventilou que essa possibilidade é real.

Sentindo que um fracasso das negociações em Addis Abeba é iminente, o Secretário Geral da Conferência, Mr. Wu Hongbo, ao lado do Ministro das Relações Exteriores da Etiópia, em reunião com líderes do G77, pediu que o grupo, inclusive o Brasil, deixasse de pressionar nos três pontos mais polêmicos do documento, que inclui o processo de seguimento da FfD e sua integração com a Agenda Pós-2015, a criação de um Comitê Intergovernamental para Taxação sob auspício da ONU, e propostas concretas para financiar os meios de implementação dos ODS.

Segundo negociadores do G77, a Conferência não é mais uma negociação pois o diálogo não está acontecendo, mas, ao contrário, está ocorrendo uma imposição vinda dos Estados Unidos e União Europeia, tendo o governo da Etiópia como porta-voz.

Se a Agenda de Ação de Addis Abeba for aprovada como está, poderemos mudar o significado de FfD para Financiamento para a Dependência, não para o desenvolvimento.

Sala da primeira mesa redonda sobre as parcerias globais e as três dimensões do desenvolvimento sustentável.

Sala da primeira mesa redonda sobre as parcerias globais e as três dimensões do desenvolvimento sustentável.

Anúncios

Um pensamento sobre “FfD3 sob o risco de colapso

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s