Notícias

Inicia hoje o debate final sobre os ODS

De hoje até o dia 31 de Julho, os Estados- Membros da ONU estarão reunidos para bater o martelo sobre os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável–ODS, que substituirão os Objetivos do Desenvolvimento do Milênio–ODM. Desta vez, serão 17 Objetivos globais que, ao contrario dos ODM, cujo foco maior foram os problemas dos países pobres, deverão ser cumpridos por todos os países.

Nesta primeira semana das negociações intergovernamentais, os primeiros dois dias estão reservados aos comentários gerais dos países sobre a proposta de Declaração que irá acompanhar a lista completa dos ODS, e que será aprovada na 70ª Assembléia Geral da ONU, em Setembro. Na quarta-feira, 22, serão discutidos os Objetivos e Metas, inclusive a proposta feita pelos co-facilitadores, de mudanças/ajustes em 21 das metas. A quinta-feira será dedicada ao debate sobre Meios de Implementação, que inclui os temas de financiamento e na sexta-feira a pauta trata do Seguimento e Revisão da Agenda dos ODS.

A partir desta primeira rodada, na segunda-feira, dia 27, será apresentado um novo texto para debate ao longo da semana quanto, a dinâmica e pressão se tornam mais intensas.

Como preparação, a Abong/GESTOS hoje participaram da primeira reunião oficial com a Missão do Brasil, já como membro da delegação brasileira. Outros colegas da sociedade civil chegarão em Nova Iorque a partir da semana que vem.

Entre as preocupações do Brasil sobre os debates que se iniciam, destacamos os recentes resultados da III Conferencia para Financiar o Desenvolvimento e os debates sobre Meios de Implementação e o princípio de ‘Responsabilidade Comum, mas Diferenciada’ entre os países. Tanto nós, da ABONG/Gestos quanto o governo compartilham da posição que os ODS, como estão, não devem ser abertos para novas modificações e que a Declaração precisa ser melhor balanceada quantos aos três eixos do desenvolvimento tratados, o econômico, o social e o ambiental.

Na foto abaixo: Sergio Santos (Itamaraty), Alessandra Nilo (Gestos/ABONG), Maurício Favero e Mario Mottin (Itamaraty) e Claudio Fernandes (TTF Brasil/Gestos/Abong)

delegacao

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s