Notícias

Participação cidadã de jovens será o tema do Dia Mundial da Juventude 2015

Em 12 de agosto, estão programadas atividades em todos os continentes para debater os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e o papel dos/as jovens para o fim da pobreza e o cuidado com o planeta

DIA DA JUVENTUDE - convite

Ao redor do mundo, algumas datas estão se tornando emblemáticas por tratar de questões importantes e comuns aos diferentes países e pessoas. O Dia Internacional da Juventude é um desses casos.

Celebrada no dia 12 de agosto desde 1999 por resolução da Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), esta é uma data emblemática para mobilizar e dialogar com a juventude sobre seu papel e sua ação frente a temas que dizem respeito ao planeta e à forma de viver das sociedades. Assuntos importantes já fizeram parte dos eventos comemorativos em torno da data ao redor do mundo: sustentabilidade (2009), mudanças climáticas (2008), pobreza (2006), trabalho digno e produtivo (2003) e desenvolvimento (2002).

Este ano, o tema será “Youth Civic Engagement”, que em português poderia ser traduzido como “Participação Cidadã da Juventude”. Este tema é estratégico no ano em que nações de todo o mundo acabam de definir os novos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), agenda pós 2015 que substituirá os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) e criará metas, estratégias e indicadores capazes de impactarem profundamente as desigualdades, a devastação do planeta e as violações de direitos.

De forma articulada, Organizações da Sociedade Civil (OSCs), redes e coletivos de juventude globais estão organizando atividades de mobilização de jovens em torno dos ODS. O objetivo é pensar seu papel e construir caminhos para a participação cidadã da juventude para o fim da pobreza e o desenvolvimento sustentável do planeta.

No Brasil, a Abong – Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais, juntamente com Engajamundo, Ibeac – Instituto Brasileiro de Estudos e Apoio Comunitário, Viração Educomunicação e o grupo jovens da Biblioteca Comunitária Caminhos da Leitura estão organizando uma ação para marcar a data.

O local escolhido, Parelheiros, se localiza em uma região que atualmente concentra grande parte dos mananciais, matas e nascentes de toda a Grande São Paulo. No espaço da Biblioteca acontecerá uma roda de conversa com outros/as jovens que acompanharam os debates da ONU para a Construção dos ODS, como Raquel Rosemberg, do Engajamundo e Rafael Fernandes, do Clímax (coletivo de jovens que acompanham as conferências do clima em todo o mundo). Paralelamente, acontecerão jogos interativos e será distribuído um “quit ativismo” com lambe-lambe, funzine e stencil sobre os novos Objetivos.

Jovens no desenvolvimento da sociedade civil

A ONU define como jovens aqueles/as com idade entre 15 e 24 anos. No Brasil, esta fase se estabelece entre 15 e 29 anos, de acordo com o Estatuto da Juventude. Os/As jovens representam 18% da população global ou 1,2 milhões de pessoas e 87% deles/as vivem em países em desenvolvimento, enfrentando desafios trazidos pelo acesso limitado a recursos, a cuidados de saúde, educação, emprego, entre outros. Atualmente, as Nações Unidas reconheceram a juventude como importante ator nos debates sobre o futuro do planeta e da humanidade. Ainda assim, os/as jovens ainda precisam garantir seu espaço em locais que concentram a participação de adultos.

Sobre a Biblioteca

A Biblioteca Comunitária Caminhos da Leitura é a primeira da região e existe desde 2010, ocupando um terreno cedido no Cemitério Alemão de Colônia, em Parelheiros. Tudo começou com o projeto Pílulas de Leitura, desenvolvido pelo Ibeac. As atividades ensinavam sobre escrita criativa e técnicas de mediação de leitura para adolescentes da comunidade.
Participe!

Você pode participar dando sua opinião nas redes sociais sobre o “papel da juventude para o fim da pobreza e para o desenvolvimento sustentável” e incluindo #jovempresente e #youthpower.

 

Serviço

Roda de Conversa

12h às 16h30

Biblioteca Comunitária Caminhos da Leitura 

Rua SachioNakao, 28 – Colônia Paulista – Parelheiros – São Paulo

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s