Notícias

Movimento social baiano promove em Salvador o Dia de Ação Global pelos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)

A Abong – Organizações em Defesa dos Direitos e Bens Comuns e o Coletivo Baiano do Fórum Social Mundial, que reúne mais de 30 Organizações da Sociedade Civil (OSCs), realizarão ato de mobilização em torno dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). O Dia de Ação Global acontece em diversas cidades do mundo no dia 24 de Setembro, véspera da cúpula da Organização das Nações Unidas (ONU), que aprovará os 17 ODS para o período de 2015 a 2030.

Em Salvador, o ato ocorrerá na Praça Castro Alves, a partir das 15 horas, até o final do pôr-do-sol. Diversos grupos culturais e artísticos se apresentarão durante a atividade, a exemplo da banda Purificayê, de Irará, além de representantes de diversos segmentos do movimento social, que debaterão os 17 ODS e a sua incidência local.

Os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável substituirão os 8 Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, lançados pela ONU em 2000, cuja vigência expira no final de 2015. Os novos ODS tratam de grandes problemáticas da sociedade: pobreza, desigualdades; segurança alimentar; água e saneamento; educação inclusiva; igualdade de gênero; mudanças climáticas; etc.

Para Damien Hazard, diretor executivo da Abong e coordenador da ONG Vida Brasil, “todos esses debates, aparentemente distantes das nossas preocupações cotidianas, atingem em cheio a nossa realidade. A Agenda Pós-2015 não é apenas uma agenda internacional, mas também é de abrangência subnacional [estadual, territorial e municipal] e norteará políticas públicas e recursos financeiros.”

O representante do Coletivo Nacional de Entidades Negras (Conen), Gilberto Leal, lamenta a ausência de objetivos diretamente ligados à questão racial, mas compreende que essa pauta está atrelada a diversas metas. “A questão racial, sobretudo no caso do Brasil, é estruturante na sociedade. Por isso que o cumprimento de objetivos como o da redução das desigualdades, inevitavelmente, passa pelas mudanças de políticas que atingem diretamente a população negra, como a política de segurança pública e a adoção de medidas afirmativas e reparadoras.”

Diversas atividades de mobilização antecederão o ato do dia 24. O Centro de Referência Integral do Adolescente (CRIA), por exemplo, está promovendo oficinas com os/as jovens da organização para debater os ODS e relacioná-los com a realidade local. O resultado das oficinas será apresentado no dia 24.

Participam da organização do ato ADOCCI, Apalba, Afoxé Bamboxê, Associação Manuel Faustino, Cooperativa Sonhos Possíveis, Conam, Conen, Coletivo Bahia 21, CESE, CRIA, CTB, ICS, Instituto Palmares, FABS, Fetim, Germen, UBM, Unegro e Vida Brasil, além de representantes de comunidades tradicionais e do movimento de pessoas com deficiência de Feira de Santana.

Mais informações sobre os ODS:

https://brasilnaagenda2030.wordpress.com/

http://blogdavidabrasil.blogspot.com.br/

SERVIÇO

O que: Dia de Ação Global pelos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Local: Praça Castro Alves – Av. Carlos Gomes, Centro, Salvador, Bahia.

Horário: 15 às 19 horas

Realização: Abong e Coletivo Baiano do Fórum Social Mundial

Inscrição: Gratuita e aberta

Informações: comunicacaovidabrasil@gmail.com / 71 3321-4688

 

Assessoria de Imprensa:

Alex Hercog

comunicacaovidabrasil@gmail.com

71 3321-4688 / 9395-6742

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s