Notícias

Sociedade civil traça estratégia para #agenda2030

CUwG2wnWUAAC4yu

 

 

 

Após jornada de reuniões na Secretaria de Governo e Congresso Nacional (saiba mais aqui), “Grupo de Trabalho da Sociedade Civil para a Agenda2030” avalia processo de incidência e traça estratégias para implementação da #Agenda2030. Dentre os principais encaminhamentos, encontram-se:

Comissão Nacional. Articular a instauração de uma comissão para implementação dos ODS com participação efetiva da sociedade civil, a fim de garantir qualidade no monitoramento dos #ODS no país.

Fórum Social Mundial 2016. Participação do GT no Fórum temático em Porto Alegre, a fim de potencializar debate sobre #ODS com sociedade civil global.

Ampliar coalizão. Mapear e incorporar novas organizações, movimentos, coletivos e redes da sociedade civil.

Participação e território. Palavras chaves, quando se trata de garantir a capilaridade e enraizamento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável no Brasil – nação, estado, municípios, bairros e até ruas.

Desagregação de dados. Garantir análise de dados de forma desagregada, a fim de facilitar a implementação dos #ODS nos territórios.

Integralidade dos ODS. Entender e trabalhar a integralidade dos ODS, já que as metas e indicadores são interconectados.

GT abre interlocução da sociedade civil e PNUD

CUw0seHWcAAA0vY

 

 

 

 

 

 

 

No mesmo dia,  o GT se reuniu, ainda, com equipe do PNUD Brasil, para apresentar as propostas que o grupo vem trabalhando e tentar avançar em uma agenda comum para participação direta da sociedade civil no processo de implementação e monitoramento da #agenda2030.

“Não é o que vai implementar a no país. O Brasil terá que implementar. Daí a importância da sociedade civil nesta construção”

Segundo Maristela Marques, coordenadora de programa do PNUD, o grande desafio é fazer a transição dos ODM para os ODS. Como e quais mecanismos criar para facilitar a #agendaODS nos territórios? A coordenadora reconhece a importância da interlocução e participação da sociedade civil, representada pelo GT, na construção dos indicadores e implementação das metas da agenda.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s