Notícias

Novo texto na mesa: reta final da COP 21

Richarlls Martins*

CONTRATO.jpg

Acaba de ser anunciado pelo presidente da COP 21 e ministro de Relações Exteriores da França no Le Bourget o último texto de negociação da Conferência[1].

No atual texto, – muito maior que o anterior com 27 páginas – temas como diferenciação, financiamento e ambição ainda estão em colchetes, ou seja em desacordo entre os países, segundo a apresentação de Fabius. Após a entrega do documento, as delegações tem menos de 2 horas para fechar posição, pois ainda hoje às 23h30 de Paris (20h30 de Brasília) serão retomadas as negociações sem previsão de término.

Na tentativa de coalizão sobre um ponto central, o novo texto afirma “Hold the increase in the global average temperature to well below 2C above pre-industrial levels and to pursue efforts to limit the temperature increase to 1.5C, recognizing that this would significantly reduce risks and impacts of climate change.” A proposta visa dialogar com as duas posições de fixar a meta em 1,5 ou 2C, com a nova redação se propõe dialogar com as duas perspectivas de defesa. Numa análise rápida do novo texto no que tange às emissões de carbono a linguagem atual é mais fraca, sem prazo e objetivos definidos.

Teremos uma noite bem longa pela frente na tentativa de se produzir parâmetros mínimos de diálogo global entre os países nos temas fundamentais desta COP 21.

[1] Rascunho COP 21 10/12: http://unfccc.int/resource/docs/2015/cop21/eng/da02.pdf

*Richarlls Martins é da Rede Brasileira de População e Desenvolvimento/REBRAPD, psicólogo, mestrando em Políticas Públicas em Direitos Humanos/UFRJ, membro do Grupo de Trabalho da Sociedade Civil do Brasil para a agenda 2030, representante no Brasil da rede latino-americana e caribenha Igualdad y Justicia Socioambiental/IJSA e tem participado nos últimos anos da delegação brasileira nos principais fóruns das Nações Unidas em diferentes países.

 

 

http://unfccc.int/resource/docs/2015/cop21/eng/da02.pdf

http://unfccc.int/resource/docs/2015/cop21/eng/da02.pdf

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s